߲ݴý

Universidade sedia formação de profissionais da educação infantil do Centro-Oeste

Na última quinta-feira, 11, a ߲ݴý sediou a Abertura da 2ª Formação da Equipe de Trabalho da Região Centro-Oeste, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão. Na ocasião, foi discutido o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que fornece formação continuada para profissionais da educação infantil, com foco em oralidade, leitura e escrita. O encontro foi transmitido ao vivo no canal da

“Para nós é um orgulho muito grande estar com vocês nesta jornada de alfabetização. É super positivo esse encontro presencial, esse encontro de debates de ideias, de construção de um modelo. […] O desafio de vocês é um desafio muito bonito, pra gente mudar esse Brasil daqui 15 anos, 20 anos, porque é um processo de alfabetização. E o desafio nosso é combater o analfabetismo no território nacional. Como? Juntando nossos esforços”, disse o reitor Marcelo Turine.

A professora do ߲ݴý de Três Lagoas e coordenadora-geral do projeto no Centro-Oeste, Regina Aparecida Marques de Souza, celebrou a iniciativa.”É uma alegria, esse momento. Um momento de muita satisfação e significado para todos e todas nós que estamos aqui. Esse é um grande projeto de extensão da ߲ݴý, em parceria com grandes Universidades da região Centro-Oeste. […] Estar aqui, pensar educação infantil desse país, da nossa região Centro-Oeste. É um orgulho pra nós estarmos aqui”, ressaltou.

A professora da Faculdade de Educação e coordenadora-adjunta do projeto no Centro-Oeste, Milene Bartolomei Silva, enfatizou a importância do projeto. “O projeto de leitura, escrita e oralidade da Educação Infantil compõe o Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo formar professores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com as linguagens oral e escrita, em creches e pré-escolas. A ߲ݴý é a responsável pela formação da região Centro-Oeste. Estiveram nessa formação os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal para o início das formações. Foi muito importante esse encontro aqui em Campo Grande, pois é uma oportunidade de investir na formação continuada dos professores que trabalham com crianças de 4 e 5 anos de idade. Esse compromisso com o MEC irá garantir a construção do saber, a aprendizagem e o direito da criança ao processo de leitura e escrita na educação infantil valorizando experiências anteriores e o protagonismo dos municípios e do Distrito Federal”, afirmou.

A professora aposentada da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Suely Amaral Mello, experiente na área de educação com ênfase em educação infantil, foi a convidada da formação para debater o assunto em questão, e sugeriu que o momento fosse visto como uma roda de conversa. “Hoje falamos bastante sobre responsabilidade. Eu entendo que esse é um momento muito importante. Do ponto de vista de apresentarmos uma proposta de trabalho na educação infantil, com a característica que esse trabalho apresenta, me parece uma coisa revolucionária”, disse.

Durante o evento, ocorreu a apresentação de um grupo de crianças, da Escola Municipal de Educação Infantil Piratininga da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, que envolvia a interpretação de histórias, no caso a literatura de cordel, como forma de ensino e aprendizado. 

Partindo do pensamento freireano,  o LEEI e a formação em questão, são um ideal, agora em prática, no incentivo da participação dos estudantes na escola, para que possam compreender e internalizar o significado das coisas, dos conteúdos e do mundo. Isso também ajuda os alunos a se sentirem parte do processo educacional. A escola deve estar fundamentada nas necessidades reais dos alunos, utilizando sempre uma prática de educação dialógica. Isso significa que o diálogo e a troca de ideias devem ser valorizados, criando um ambiente em que tanto os educadores quanto os educandos possam aprender e ensinar uns com os outros de maneira colaborativa e participativa.

Texto: Elton Ricci

Fotos: Álvaro Herculano