߲ݴý

Atléticas podem apresentar propostas para incentivo da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul

Nesta terça-feira, 30, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) realizou a apresentação do edital Esporte e transformação social: novas conquistas de MS, que visa a destinação de recursos para o fortalecimento do esporte universitário por meio das atléticas acadêmicas. Na ocasião, estiveram presentes representantes das atléticas da Cidade Universitária e dos câmpus, via transmissão.

“Primeiro, quero agradecer os representantes das nossas atléticas aqui da Cidade Universitária e dos câmpus, que acompanharam. Para nós, é um orgulho muito grande trazer uma oportunidade de financiamento do Governo do Estado, eu agradeço desde já. Tem recurso, [então] tem que fazer um bom projeto e fazer esse acompanhamento. Além disso, a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte vai apoiar. Tenho certeza que esses recursos vão beneficiar as atléticas e ajudar o esporte universitário” disse o reitor Marcelo Turine.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a oportunidade é importante para o fortalecimento do esporte universitário em Mato Grosso do Sul. “É muito importante um Estado que olha pra todas as áreas do esporte. Isso mostra como está maduro o esporte aqui no Estado e é uma oportunidade enorme e estaremos trabalhando juntos para que o esporte universitário seja mais forte”, disse.

Ao todo, serão R$ 7 milhões disponíveis para custear projetos submetidos por entidades esportivas na iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado Turismo, Esporte e Cultura e da Fundesporte. No total, serão contempladas sete categorias: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infanto-juvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas.

“É muito importante poder vir trazer pra vocês essa oportunidade, uma edital inédito para o esporte universitário. O outro salto é vocês conseguirem captar esse dinheiro que o Governo do Estado está disponibilizando. São R$ 7 milhões dividido em sete categorias, não é muito complicado, só que tem um processo jurídico que vocês precisam entender. A Fundesporte está à disposição também para continuar ajudando vocês”, disse o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez.

“Pensamos em conseguir treinamento e material através do edital, precisamos muito treinar duas vezes na semana. Agora vamos reunir todos os membros e pensar em uma boa proposta”, disse a diretora de esporte da atlética de Medicina, Luísa Abreu.

O edital está com inscrições abertas até o dia 22 de maio. Confira .

Texto: Bianka Macário
Fotos: Álvaro Herculano