߲ݴý

߲ݴý 45 anos: histórias de sucesso e transformação por meio da Universidade

Todas as grandes histórias merecem ser destacadas por suas trajetórias individuais, cada uma é única. E ao longo desses quase 45 anos, a nossa Universidade tem muitas para contar. Todos que passam por aqui, sejam estudantes, servidores ou pessoas da comunidade externa, são protagonistas dessa jornada. E é por isso que o papel da Universidade vai além da construção do conhecimento. 

Em celebração aos 45 anos de Federal, vamos conhecer pessoas e histórias que fazem parte dessa trajetória. Instigados pela pergunta “Como a ߲ݴý faz parte da sua vida?”, professores, técnicos-administrativos, estudantes e egressos resgatam memórias e confirmam que uma vez ߲ݴý, sempre ߲ݴý. Esta primeira reportagem traz relatos de pessoas que tiveram suas vidas e carreiras transformadas pela Universidade e carregam o orgulho de ser ߲ݴý. 

A servidora Antonia Vilma Lopes, por exemplo, hoje com 71 anos, e ainda na ativa, como assistente em administração da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng) conta que iniciou sua jornada profissional no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-߲ݴý/Ebserh) no ano de 1979, como secretária de oftalmologia e participou ativamente de momentos importantes para a história da Instituição.

Com uma história marcada por persistência e dedicação, Antonia passou a auxiliar pacientes da Oncologia, CTI e Hemodiálise. Em seguida, assumiu a secretaria da Coordenadoria de Gestão de Materiais do Humap e, como se os desafios já não fossem suficientes, entrou na área de Comércio Exterior. Isso fez com que sua vida profissional tomasse outro rumo. 

“Já a primeira importação foi de um equipamento para o HU, então começou a minha luta para aprender […]. Na época, era tudo manual, era muito difícil, pois ninguém entendia muito desta área, foram dias cansativos, mas [tinha] muita vontade de aprender e me aperfeiçoar em tudo que fazia. Procurei cursos na área, fui para São Paulo, fiquei uma semana me aperfeiçoando. Hoje eu, além de trabalhar na área, ministro minicurso para capacitação nas universidades no Brasil”, relata.

Os anos se passaram e Antonia migrou do Humap para a Faeng. Hoje, além de atuar no atendimento dos estudantes do curso de Engenharia Ambiental, a servidora auxilia a Coordenação Administrativa nos processos de compra de importação, como apoio à área de importação aos pesquisadores, e é gestora de vários projetos de pesquisa na faculdade. A servidora destaca seu amor pela instituição. “A Universidade tem que ser um local agradável para que todos os dias você possa ir e ter orgulho. Eu sou ߲ݴý! Gratidão, amo demais”, diz.

Quem também tem uma história de paixão pela Universidade é a farmacêutica Bárbara Medeiros Dantas Pires. “Cursei farmácia na Cidade Universitária de 2009-2013, e posso dizer que foi uma das melhores conquistas que tive! Graças à instituição tive conexões maravilhosas e aprendizados significativos que levo comigo até hoje”, afirma.

Mesmo já inserida no mercado de trabalho, Bárbara continuou acompanhando a Universidade, e pontua o quanto a instituição passou por transformações significativas para a comunidade interna e externa. Atualmente, ela cursa especialização em Tutoria em Educação a Distância. “Não poderia deixar de mencionar o quanto me sinto lisonjeada de ver a guinada que a ߲ݴý tem dado desde quando me formei. A informatização, a ampliação dos blocos, dos estacionamentos, criação das demais faculdades, revitalização, enfim, como ela está mais aconchegante”.

Do outro lado do oceano, em Londres, a egressa Paula Aggio também celebra os 45 anos da Instituição. “Quando me deparei com os corredores da ߲ݴý em 2008, mal sabia eu que estava prestes a embarcar em uma jornada transformadora. Jovem e cheia de sonhos, adentrei as portas da instituição, ingressando no curso de Ciências Econômicas com uma mistura de empolgação e nervosismo”.

Hoje, Paula é diretora adjunta de finanças no Four Seasons Hotels, no Reino Unido. “Enfrento desafios diários que ecoam os ensinamentos adquiridos na Universidade. Cada equação resolvida, cada problema financeiro enfrentado, reflete não apenas meu conhecimento técnico, mas também a resiliência e a determinação que cultivei durante meus dias na ߲ݴý”.

A história da ߲ݴý é marcada pelo pioneirismo e desejo de mudança, assim como a do professor do ߲ݴý do Pantanal (CPan) Roberto Ajala Lins. O docente iniciou sua carreira na instituição no ano de 1993, nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Só não imaginava que, no final do ano 2000, o vice-reitor da época,  Amaury de Souza, junto com o reitor Jorge João Chacha, durante uma colação de grau no CPan, mencionasse que o câmpus poderia solicitar a criação de novos cursos, e que o próprio reitor tinha interesse em verificar a possibilidade de implantação.

Quase seis meses depois, em junho de 2001, e em caráter emergencial, após os trâmites junto ao Ministério da Educação e com o curso já criado, o professor se tornou supervisor do curso de Direito. “Eu era o único professor efetivo e conseguimos, com o auxílio de professores dos demais cursos do ߲ݴý e de professores colaboradores da área de Direito, suprir o primeiro semestre com aulas de Direito Civil, Introdução ao Estudo do Direito, Linguagem Jurídica, Filosofia e Sociologia Jurídica. Com o passar dos anos, foram sendo realizados concursos públicos com a admissão de professores e com o fortalecimento do curso que passou a ser o mais procurado nos vestibulares realizados no ߲ݴý do Pantanal. Deve ser ressaltado que a primeira turma do curso de Direito do ߲ݴý do Pantanal teve um índice de aprovação de 80% no exame da Ordem dos Advogados do Brasil”, conta com orgulho. 

Todas essas trajetórias exemplificam a riqueza e a diversidade de experiências vividas dentro da ߲ݴý ao longo de quase cinco décadas. Cada relato é marcado por dedicação, superação e amor pela Instituição. As histórias ressaltam a importância da ߲ݴý na vida de tantas pessoas, destacando sua influência e impacto não apenas no contexto acadêmico, mas também na formação pessoal e profissional. Assim, ao celebrarmos os 45 anos da nossa Universidade, também comemoramos histórias de sucesso e transformação de todos que aqui estiveram.

߲ݴý 45 anos

Você também quer compartilhar a sua história com a ߲ݴý? Envie um e-mail para 45anos@ufms.br com texto, fotos, vídeos ou áudios que mostrem como a ߲ݴý faz parte da sua vida. Sua história pode ser a próxima a aparecer aqui!

Texto: Elton Ricci
Fotos: Arquivo Pessoal