߲ݴý

Brinquedoteca do ߲ݴý Pantanal abre inscrições para crianças

Servidores, estudantes e colaboradores já podem inscrever os filhos ou crianças que estejam em sua guarda legal para atendimento na Brinquedoteca do ߲ݴý Pantanal (CPan). As inscrições podem ser feitas em fluxo contínuo até 20 de outubro, no .

“Iniciamos as atividades com as crianças e foi a realização de um sonho e a certeza de que é possível propiciar às crianças, filhos e filhas de estudantes, professores e técnicos  um ambiente seguro para deixar seus filhos e filhas, com a garantia de atividades que tem como foco interações de qualidade e brincadeiras que contribuem para a aprendizagem de todos e todas”, destaca a professora do curso de Pedagogia e responsável pela unidade Rosimara Silva Correia.

Serão oferecidas turmas com no máximo 12 crianças por período. Para crianças com 2 a 5 anos as turmas são: segundas e quartas-feiras, das 18h às 21h30 ou das 13h30 às 17h, ou, ainda, terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h. Para crianças com 6 a 8 anos, as turmas são terças e quintas-feiras, das 18h às 21h30 e, para as de 8 a 10 anos, também, às terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h.

“Nos dois primeiros meses de funcionamento foram atendidas por volta de dez crianças. Neste ano, já neste início do período de inscrições, contamos com várias crianças inscritas. Estamos com altas expectativas para começar as atividades no próximo mês. Também receberemos visitas de crianças da Educação Básica da rede municipal de Corumbá e Ladário”, conta Rosimara.

A professora fala sobre a importância de ter uma unidade como essa no ߲ݴý. “Ter uma Brinquedoteca no CPan abrange extensão, pesquisa e ensino. Além de propiciar um espaço seguro para as crianças que estarão envolvidas em atividades lúdicas como brincadeiras, contação de histórias, jogos, rodas de conversa com temas que exploram a diversidade e contribuem para a sua aprendizagem e desenvolvimento”, ressalta.

“A presença de espaços na Universidade destinados às crianças é crucial para promover a igualdade de oportunidades no ensino superior. Esses espaços contribuem para que as mães tenham acesso à educação e para a quebra de barreiras de gênero, construindo uma comunidade acadêmica mais inclusiva e diversificada”, destaca Rosimara.

Sobre a utilização do espaço para o oferecimento de atividades para os estudantes de Pedagogia, a professora diz que “professores e professoras têm utilizado o espaço da Brinquedoteca para desenvolverem suas aulas, como as disciplinas de Literatura e Educação e Práticas na Educação da Primeira Infância. Desta forma, a formação dos e das estudantes é enriquecida e o espaço se torna um Laboratório com exploração de livros de histórias infantis, jogos e brincadeiras”.

As vagas para a Brinquedoteca do CPan estão distribuídas da seguinte forma: 50% para filhos de estudantes, 30% para filhos de servidores e 20% para filhos de colaboradores terceirizados. No caso de vagas remanescentes, as mesmas serão destinadas à comunidade externa. Também há vagas destinadas à crianças com deficiência.

“Para o início das atividades em maio, contamos com a presença de vários estudantes como voluntários e bolsistas de extensão, três professoras e duas técnicas. As altas expectativas permanecem neste ano com o intuito de fortalecer os eixos de pesquisa e extensão propiciando formação de qualidade para estudantes de graduação, apoio para mães e pais e fortalecimento de parceria entre a Universidade e escolas de educação infantil. Essa parceria terá como foco a visita de crianças a Brinquedoteca e o oferecimento de cursos e oficinas”, finaliza Rosimara.

Mais informações sobre os requisitos para participação e outros detalhes podem ser conferidos no .

Texto: Vanessa Amin