߲ݴý

Festival da Juventude encerra a programação com premiação a jovens talentos

O último dia do Festival da Juventude movimentou a Cidade Universitária e o cenário cultural de Campo Grande com muitas atrações neste domingo, 28. Com programação gratuita, o público pôde acompanhar, no Teatro Glauce Rocha, as premiações de reportagem audiovisual, reportagem escrita, concurso de conto, concurso de poesia e concurso de crônica, com mais de 600 inscritos nestas categorias. No estacionamento do Glauce Rocha, onde toda uma estrutura com tendas, cadeiras, palco e praça de alimentação foi montada, também ocorreu a final do Concurso de Batalha de Rimas. Para finalizar, o período da noite teve show com a MC Anarandá e Brô MCs, na Esplanada do Morenão.

“Hoje aqui no Festival da Juventude nós tivemos os concursos, então foi um dia de celebração, a gente acabou de realizar a premiação do concurso literário que foram mais de 600 inscrições e gente vindo de todo lugar do Mato Grosso do Sul, tem pessoa na estrada desde as 4h da manhã para estar aqui sendo premiada. Então, eu acho que esse é um encontro muito bonito, muito profícuo entre as gerações”, afirma o estudante do Curso Pós-graduação em Estudo de Linguagens e um dos coordenadores do evento, Febraro de Oliveira.

Para a participante do Concurso de Poema, premiada como primeiro lugar da categoria, Júlia de Cássia Diehl Pinelli, a emoção e felicidade foi tanta que a jovem poetisa apenas agradeceu pela oportunidade. “Nossa, não sei o que falar. Eu não imaginava que eu fosse ganhar não. Porque… Nossa, tô muito feliz, muito feliz”.

O grande vencedor do Concurso de Batalha de Rimas, João Filipi França Corvalan, vulgo Corvalan, também levou para casa a premiação de R$ 2.500. “Não consigo nem explicar como  está sendo agora nesse momento, pegando de surpresa aí. É tudo que a gente precisava, mas que aconteçam mais e mais vezes, porque ainda rola muito pouco essas oportunidades pra gente, mas espero que isso seja só uma porta para próximas vezes acontecer muito mais, que eu não falo só por mim, eu acredito que eu falo por todos eles que estiveram aqui em cima e também quem não teve oportunidade de estar aqui em cima”, disse eufórico.

O estudante do Curso de Processos Gerenciais, Odair Soares, aproveitou o domingo para prestigiar o último dia de festival. “É muito bacana ver um evento que impulsiona jovens talentos na nossa cidade. Dá pra perceber também que não tem gente só daqui de Campo Grande, mas do interior, que veio atrás de uma oportunidade para mostrar sua arte”.

Após as premiações, o festival prosseguiu com atrações como o espetáculo “Os Corcundas”, apresentado pelo Circo do Mato, no estacionamento do Glauce Rocha. Mais tarde, o Teatro Glauce Rocha também recebeu Sérgio Vaz, que trouxe sua literatura com “A Voz da Periferia”. À noite, na esplanada do Estádio Morenão, o público pôde aproveitar os shows com MC Anarandá e Bro MC’s.

Confira os premiados nos Concursos Literários e Concursos de Reportagem:

Premiação do TOP 3 de Reportagem Audiovisual

1º lugar – Luiz Renato de Souza Santos – Racismo é normal?
2º lugar – Letícya Guimarães de Freitas – Registro do Nome Social em Três Lagoas
3º lugar – Bruno Partzlaff de Souza – Aquecimento Global e Dengue

Premiação do TOP 3 de Reportagem Escrita

1º lugar – Clara Borba Deps – Além do Espelho: o impacto dos filtros de redes sociais na imagem feminina
2º lugar – Lanna Emi Yamazaki – Bilhete de Memórias: uma viagem pela Cidade Morena
3º lugar – Any Gabriely Rodrigues Galvão – Famílias fomentam agricultura sustentável e abrem portas para comercialização em Três Lagoas

Concurso de Contos (19 a 24 anos)

1º lugar – Alessandra Coelho de Almeida – 27 de setembro de 2011
2º lugar – Ana Laura Menegat de Azevedo – Antes que eu me mate
3º lugar – Eloah Toledo Amarilia – Na beira d’água

Concurso de Crônica (19 a 24 anos)

1º lugar – Isabela Akemi Oliveira Yamazaki – Portas abertas
2º lugar – Ana Laura Menegat de Azevedo – O que sobra quando não se tem mais nada
3º lugar – Évelin Gauna Malhada – Claustrofobia

Concurso de Poesia (19 a 24 anos)

1º lugar – Monielle Maria de Matos Peria – 1924
2º lugar – Aloe Alves Dos Reis – Manifesto Morada Travas
3º lugar – Pedro Augusto Nogueira de Oliveira – Vestígio de fôlego ao espaço-tempo

Concurso de Crônica (15 a 18 anos)

1º lugar – Miguel Morgiroth Partzlaff – Ouro de Tolo
2º lugar – Nicholas de Silva Maciel Notario – Crescer
3º lugar – Maria Fernanda Pereira Cristino – A arte do ordinário

Concurso de Conto (15 a 18 anos)

1º lugar – Maria Clara de Freitas Barcelos – Outra, mais uma translação
2º lugar – Maria Clara Guedes de Oliveira – Antonio
3º lugar – Maria Fernanda Pereira Cristino – Mar e ana

Concurso de Poema (15 a 18 anos)

1º lugar – Júlia de Cássia Diehl Pinelli – De crueldade e natureza
2º lugar – Felipe Ogaya do Amaral – Poesia mecânica
3º lugar – Alex Chagas Aristimunho – Montanha russa

 

Fotos e Texto: Elton Ricci